sábado, agosto 19, 2006

om.

Fui à ioga e descobri que, mais difícil que as posturas, é não rir enquanto o professor de nome estranho canta mantras. No primeiro dia foi Sushiila. Sushiila não é nome de mantra, é nome da pessoa que deu aula. Mas podia ser também nome de mantra, ou nome de postura, ou qualquer outra coisa, porque com certeza um dos objetivos da ioga (ou do ioga?) é trazer à tona um mundo novo de palavras em sânscrito, ou qualquer outra língua porque no fim das contas você não sabe mesmo o que está dizendo.

Minha primeira aula foi ioga 1. Existe ioga básico, ioga com bolas, iyengar, vinyasa, ashtanga e power ioga. Tentei descobrir a diferença da ioga iyengar para vinyasa. Fui perguntar à recepcionista e eu juro que eu quis entender, mas talvez ela não seja a pessoa mais indicada para relacionar as semelhanças e diferenças de cada modalidade.

Cada um possui um tapetinho, os mais afortunados possuem um exclusivo, os novatos, ou os que usufruem do free pass (que dá direito a uma semana de aulas de graça, e é por isso que estou agora contando essa história) devem pegar emprestado um tapetinho lá da academia mesmo e se conformar com o fato de o mesmo não ser aromatizado.

Mas se o lance é ficar zen e praticar o desapego então tudo bem. E tome de compartilhar suor. As salas não são exatamente refrigeradas, e quando você faz aula no solarium não escuta o que o professor diz, mas tudo bem, você não entenderia mesmo.

Sushiila e Mahavir começas as aulas de forma parecida: todos sentados na posição de lótus com as mãos unidas no chacra do coração, o olhar na ponta do nariz, coluna esticada, cabeça querendo encostar no céu, inspira, expira e Brahma noneeeeeee, ooooooooooooommmmmmmmmm, rava huiaaaaaaaaaaa ou qualquer coisa que soe assim. Minha irmã já tinha me advertido que dava certa vontade de rir.

A aula corre bem, um pouco chato às vezes, postura do cachorro, postura do guerreiro 1, postura do guerreiro 2 e suas traduções em chinês, ops! em sânscrito (será?). O fim da aula um relaxamento delicioso, ótima oportunidade para um brevíssimo cochilo e quando você acha que finalmente vai se livrar do tapetinho eis que os profs-gurus te mandam sentar de novo em lótus, mãozinhas, coluna bla bla bla. E mais om, e mais palavras estranhas e um coro de gente repetindo.

O que eles estão dizendo? Minha irmã me advertiu que dava muita vontade de rir, e dá mesmo, nessa hora você tem que puxar a concentração do fundo dos chacras.

A idéia é todo mundo buscar o Nirvana, a paz interior e nadar num oceano infinito de felicidade (shanti ou shiva?). O principio é cantar aos deuses, mergulhar na sua respiração. De repente ficar zen virou moda e existe uma fila de seres com seus tapetinhos dizendo coisas absolutamente intraduzíveis e fazendo isso com a fé de um crente.

Sei não, algo me diz que vai demorar pra essa gente entrar em alfa. Em todo caso, namastê.

:: "Everybody seem to think I'm lazy / I don't mind, I think they're crazy" , The Beatles.

10 comentários:

Fulanas disse...

Figuraça vc ! Se inscreve lá logo e vamos ver quem atinge o nirvana primeiro....

Anônimo disse...

Terça feira começo a usar meu free pass!!! Tô nessa competição aí! (Algo me diz que eu não serei a primeira hehehe)

Anônimo disse...

quando eu fazia o que eu mais falava era 'shanti, shanti om', e fazia a posição do leão e tinha que rugir e arregalar os olhos. e meu prof se chamava narendra. yeah.

Fulanas disse...

Imagina a Bibs rugindo e arregalando os olhos......

Anônimo disse...

Tb começo essa semana. Acho que vou cair na gargalhada. medo.

Anônimo disse...

3a forma de dizer parabéns: via blog
Parabéeens Julinha, você é a melhor amiga ever. (blog a gente fala as coisas pros outros lerem)
Aguarde as próximas formas de dizer parabéns...

Anônimo disse...

Assino embaixo!!!! esse pessoal de ioga é mto estranho!!!!!

Fulanas disse...

Atualiza isso aqui Honey !

Anônimo disse...

Me disseram que existe "Vedanta" tb..
Uma aula TEÓRICA!!!!!
na verdade me explicaram que Vedanta era uma aula teórica no final de uma aula..... de Vedanta!! Bah!!
haha!!
ADOREI esse texto!!
Bjs!

Anônimo disse...

î
Blogger não!!! SOu eu!