quarta-feira, dezembro 10, 2008

Bipolar

Eu sei que às vezes (muitas) esse blog fica pessoal demais, e que algumas perguntas são recorrentes. Pior: são mais perguntas a cada post, a maioria delas julietanas ao extremo.

Enfim. Existem coisas que me consomem de tal forma que não posso deixar passar, e a luz da esperança se acende quando penso que possíveis resoluções podem vir de eventuais comentários. Eu sou do tipo que acredita em letras de música, por que não em leitores virtuais?

Esse é mais um caso que me aflige, daqueles em que a ambigüidade dos fatos gera sentimentos inconciliáveis, de maneira que preciso de ajuda (psiquiátrica, talvez): como faz pra conciliar a morte do Gonçalo na novela com show da Madonna no dia seguinte?!

14 comentários:

Anônimo disse...

rs
*um beijo*

Anônimo disse...

Sério, me explica: no post passado (“Fale agora ou cale-se para sempre”), te perguntaram se “ele” ia ler o texto. Vc respondeu que “ele” é de mentira. Não sei se me assusta/surpreende/choca/enlouquece/completa/define/perturba mais o fato de vc criar seus textos e situações e contar detalhes, cheiros, gostos de uma história “sua” que nunca aconteceu. Ou se vc é ainda mais brilhante e sensível ao conseguir expressar tudo o que viveu em textos tão simples, mas definitivos. Vc me faz chorar. Chorar e lembrar de minha história, completamente verdadeira, muito parecida com a “sua”. Leio vc há alguns meses e andei olhando textos antigos: Fale agora ou cale-se para sempre (Nov08), Meus Suicídios (em 3 atos) – Ato III em especial (Jul08), Não se atrase na volta (Mar06) e Apesar de você (Dez05) são autorais e reais demais para “ele” ser personagem inventado. Desculpe por não acreditar em vc. Desculpe por me intrometer na sua vida, mas, ficção ou não, tudo me parece real demais e igual ao que eu vivi para ser só sua imaginação.

Julieta disse...

caro(a) anônimo(a),

li e reli seu comentário... e fiquei com algumas resposta cheias de reticências...

tenho um amigo musico que uma vez me disse "que bom q as musicas que eu faço, que são as minhas investigações sobre mim mesmo, e tb sobre o mundo, as minhas incertezas, e os meus terremotos,
possibilitem uma pulsão de novas vidas dentro de vc. isso pra mim é como uma bênção, é a hora em que eu chego próximo ao sacro, ao divino, à vida em sua dimensão mais intensa". Salvas as devidas proporções, acho que é por aí.

Não me arrisco a entrar no mérito do real X imaginário porque no fundo isso se confunde o tempo todo. Vivi muitas dessas histórias, a maioria delas, o que não significa que elas aconteceram da forma como as conto porque tem sempre um ponto onde tudo começa a ficar meio fictício, onde idealizo gente, onde o humor altera o sentido das coisas. Inventei outras tantas, ou inventei pedaços, sonhei, desejei, sei lá...

O que importa é que arranjei uma forma de compartilhar coisas e de me comunicar com pessoas, algumas das quais sequer conheço.

No fim das contas, acho que a vida que a gente imagina é sempre muito mais interessante que a que a gente vive, e escreve-la não deixa de ser uma forma de torna-la mais atraente.

espero que continue passando por aqui!

(a propósito: me suicidei semana passada...)

um beijo,

Julieta

Anônimo disse...

Nossa... vc se supera, hein...
As vezes acredito que a ficcao é a vida com mais, muito mais, detalhes. Pq, de fato, a realidade, em si, se distorce na lembrança. A vida eh ao vivo, on-line, sem replay ou camera lenta e, por mais incoerente q possa parecer, a realidade que passou, quando lembrada, se torna mais fictícia do que a ficcao legitima, a imaginação que flui muita mais apurada. Acho que essa ficção nasce sem pretensão e, sob inspiracao da vida, acaba traduzindo-a em detalhes mais reais e verdadeiros.
Sem fugir tanto do assunto, algo que acabei fazendo, sem querer, no outro post, quero deixar claro: vc, sua sensibilidade, seu ritmo e suas palavras brilham e me comovem, pois tocam fundo na minha historia e transparecem uma verdade da sua história, tão triste (tristeza q eu senti na pele). Os 4 textos q citei, em especial, sao a traducao perfeita de uma historia recente q vivi e sofri muito (vários suicídios!) (a velha intimidade do amor e da dor, no fundo apenas dupla personalidade desse sentimento q rege nossas vidas). E eu só mandei o comentário de curioso e pra te elogiar muito, pq realmente gostei e me identifiquei demais com suas palavras. Parabéns pela graça ao escrever.

Tb nao eh o foco, mas minha dor se foi pq ela (minha "ela" existe) voltou... Estou sorrindo de novo, empolgado com os planos de longo alcance. Sonho em ser um velhinho feliz ao lado do meu amor de sempre...

Obrigado pelos textos, pela resposta, pela atencao. Nunca deixe de escrever... aposto q vc ainda vai me cativar muito ao contar suas novas historias. E torço muito para que sejam histórias felizes, que tenham a ver como essa minha nova fase (de alegria, com ela...)

(replica do "a propósito": ao longo de quase 10 meses sem ela, me suicidei rotineiramente... e me prometia sempre não me suicidar mais, mas sempre descumpria a promessa. De repente, do nada, o amor aconteceu de novo...doeu, muito, mas valeu a pena)

Muito boa sorte e paz para vc,
bjs
Do seu fa,
Gabriel
(desculpe eu não me identificar antes... não foi intencional mesmo... eu simplesmente esqueci.... bjs)

Beta disse...

agora fica difícil comentar! :P

beijossss
Countdown to MADONNA!!!!
Like a Virgin! uh!

Julieta disse...

Gabriel, triste foi a morte do Gonçalo, o resto é pinto... ;)

obrigada pelos elogios e comentários!

(curiosidade - como vc veio parar aqui nesse blog?)

Leticia Wahmann disse...

Gabriel, eu tb me emocionei com seu comentário, como me emociono com muitos textos da Julieta !

Fulanas disse...

Post sobre o show - urgente !!!

Anônimo disse...

Julieta,
Anos atrás, alguém (não lembro mesmo quem) me recomendou os Tribuneiros (o site ainda era aquele laranja e preto das antigas). Passou o tempo e a Bruna começou a escrever lá. Aí foi Bruna nos Tribuneiros para Bruna no Keep Walking para recomendação do Strawberry Fields... e aqui estou. Hj, quase não leio mais C.A, PIM e a própria Bruna... só você mesmo! bjs e parabéns (novamente)!

Letícia,
Emocao eh um merito... e nao de quem causa, mas de quem sente.
Bjs

Gabriel

bruna disse...

Gabriel me abandonou!

Bruna, esperando pelo post do show e ainda cantando: "Just try to understand, I've given all I can
'Cause you got the best of me"

Julieta disse...

eu sigo cantando também Bruna, e não consigo conversar nada que não seja a Madonna. Preciso fazer alguma coisa pra mudar de assunto.

Gabriel, alguma sugestão?

Anônimo disse...

eu sou péssimo nas idéias, mas gostei dessa história do "livre arbítrio" de dezembro... mt bom, hehe...

Bruna, ainda visito o Keep Walking sim. Até pq sou assíduo no "Play it, Sam". Nunca tinha ouvido falar de Duffy e Adele até vc colocar o CDzinho lá... e liguei o nome a pessoa de Crazy e Gnarls Barkley! (troca aquele da Madonna lá... já tá faz tempo!)

bjs... Gabriel

Anônimo disse...

meu deus, há um blog paralelo, escondido atrás das cortinas dos comentários!! viva!!!

Anônimo disse...

nossa, pessoal, get a room !