terça-feira, janeiro 28, 2014

Notas sobre o calor

"Eu estava com meu estilo surfista pelo segundo verão consecutivo, camisetas brancas e azuis. A maioria das pessoas que vinha me ver não me reconhecia a princípio se eu não estivesse pintando, porque as fotos nos jornais geralmente me mostravam usando roupa de couro Leather Man, no Village. Mas era verão – o verão da música 'Summer in the city', dos Spoonful, aliás – e estava simplesmente quente demais para minha marca registrada. Então, como eu não estava como as pessoas esperavam, muitas vezes elas nem me notavam. 

Uma tarde, vi um cara alto, de cabelo escuro e encaracolado sair do elevador com um grande envelope debaixo do braço. (...) Ninguém ergueu os olhos do que estava fazendo - ninguém nunca olhava -, então o cara não sabia com quem falar e começou a circular por ali, olhando as telas, as pranchas, o vinil, o plástico, as paredes caindo aos pedaços. Se alguém 'recebia' as pessoas na Factory, esse alguém era Gerard, mas ele tinha acabado de sair. O cara avançou até três quartos do espaço da Factory e quando me viu sentado num canto quase deu um pulo – fazia tanto calor que eu não me mexia havia uma hora."

Andy Warhol sobre um verão em NY nos anos 60, no livro Popismo. Os anos sessenta segundo Warhol, da ed. Cobogó. 

Nenhum comentário: