quarta-feira, agosto 20, 2008

Signo: leão. Ascendente: não sei.

Certo como dois e dois, aos vinte e cinco anos eu seria uma pessoa bem resolvida, segura e determinada que saberia diferenciar esmalte renda de misturinha branca. Tantos enganos, mais ou menos importantes que esse, continuaram aqui quando acordei na minha primeira manhã completando os tais. Os vinte e cinco chegaram sem que eu tivesse resolvido qual era meu livro preferido, qual meu filme de cabeceira ou quem eu levaria para uma ilha deserta. Mantive, porém, uma esperança moura de acordar mais velha e mais sabida até o último minuto da véspera do meu aniversário, e essa era uma característica que eu não queria perder. Quando chegassem meus vinte e cinco eu queria continuar otimista. Às vésperas dos vinte e seis reconheço que otimismo nada tem a ver com ilusões bobas ou com os desejos que os outros nos desejam e então, perto da nova idade, em vez de querer emprego-amor-saúde (e coragem e sonhos e flores, como desejam os mais poéticos), resolvi querer algumas coisinhas mais simples, portanto mais possíveis.

Quero, por exemplo, aprender onde se usa mau com “u” e mal com “l”. Quero poder entrar numa loja de travesseiros e responder, sem pestanejar, que prefiro travesseiros baixos não deformáveis, que detesto a tecnologia da Nasa aplicada neles e que não confio em penas de ganso. Quero conseguir ler pelo menos um caderno de algum jornal sem morrer de sono, e sem ser o de moda. Quero achar legal gente que come alimentos vivos e que estuda Cabala. Quero parar de arranhar o carro na pilastra da garagem e acertar qual o ônibus volta pra casa sem precisar andar metade do bairro. Quero visitar todos os amigos que moram fora e conhecer o Peru. Quero ter alguma opinião sobre política. Aos vinte e seis eu espero que meu astigmatismo pare de crescer, que os preços dos shows parem de aumentar e quero, muito, parar de comprar revistas. Espero também que virar o lado do colchão seja o suficiente, que eu não desmaie no show da Madonna (ou na fila para o ingresso do show da Madonna), que eu ainda veja muitos filmes que poderiam ser os que eu queria ter criado, que a Amy Winehouse não morra e continue fazendo músicas maravilhosas. Aos vinte e seis, o que eu queria mesmo era poder voltar pros 25 para não estar, então, mais perto dos 30 que dos vinte, ou pelo menos queria ficar no meio do caminho, ganhar tempo pra solucionar algumas coisas, preparar algumas respostas de forma que algumas pessoas entendessem melhor quando, finalmente aos 26, eu dissesse simplesmente: não sei.

Certo como dois e dois, amanhã quando eu acordar terei vinte e seis anos e estarei ridiculamente igual a quando eu tinha vinte e cinco. Vou levantar muito depois que tocar o despertador, tomar o mesmo leite no café da manhã, passar protetor solar mesmo dentro de casa e ficar sentada ao alcance do telefone, aguardando os desejos de todos enquanto invento um jeito menos angustiante de não saber. E começar um novo livro, que com alguma sorte será o preferido.

6 comentários:

Leticia Wahmann disse...

E eu espero que vc continue exatamente assim: cheia de sonhos e cheia de esperanças (eu sei que no fundo elas existem). Que vc continue cheia de histórias engraçadas para contar e textos que emocionam para escrever. Que vc continue comprando roupas lindas e que me apresente a muitas músicas novas. Que você continue boba e sendo a Honey de sempre. Parabéns desde já !

Anônimo disse...

Não sei é a melhor resposta, Jules.

Beta disse...

Julinhaaaaa!

Parabéns amiga!
E continua exatamente como vc é. Principlamente o seu humor, ADORO.
Mas fiquei com uma dúvida: tinha pra mim, de forma muito clara, que seu livro preferido era Alta Fidelidade, não?
Se não eu vou ficar muito confusa! rsrsrsrsrsrs
Beijos
Beta

Beta disse...

Ah! e se vc quiser saber seu ascendente, basta ver pela hora do seu nascimento. Pode ser mais uma coisa a mais para se saber aos 26.
Descobri o meu recentemente: Sagitário.
Mas ainda não descobri o que isso mudou na minha vida ;)

Anônimo disse...

Julia,bem que minha comadre disse que eu ia ficar muiiiito orgulhosa de vc.Bjs, Glaucia

Anônimo disse...

ei, eu vi vc por acaso na last fm (amigas da paulinha) e como somos super compativeis musicalmente vim ver o seu blog. gostei muito, é muito parecido com o que eu escrevia (quando eu tinha um)... vou continuar passando por aqui : )