sexta-feira, setembro 22, 2006

Albergue espanhol

(notícias de Barcelona - parte 1)

Antes de tudo a viagem de vinda: o cara que projetou o interior de aviao merece que seu caixao tenha sido o mais apertado possível. O sujeito que achou que uma cadeira com inclinacao máxima de 10 graus era o suficiente para o viajante da classe economica estava completamente desavisado. Sendo humanamente impossível dormir nessas condicoes, palavras-cruzadas, livros e a Caras emprestada da minha vizinha. E foi bom que tenhamos ficado buddies porque eu estava sentada na janela e ainda nao tinha um plano eficaz para ultrapassar meus vizinhos caso quisesse levantar.

O aeroporto do Rio é uma grande piada. O de Paris é grande demais.

Fui tao alertada sobre a proibicao de pasta de dente nos voos que fui para o aeroporto sem ela, na crenca de que encontraria alguma no freeshop. Rá. Nao havia pasta de dente. Bala de menta.

Escala em Paris e segui pra Barcelona.

Uma vez em terras espanholas tratei de achar pegar minha mala e ir caminhando em direcao a saida. Estranhamente fui saindo do aeroporto como uma clandestina, sem passar pela imigracao, alfandega ou coisa assim.

A escolha do taxi foi beeeeem acertada, note bem: o homem xingava ate postes e me desovou numa rua grande e disse "a rua que voce quer é aquela". Pensei eu porque diabos o homem nao queria me deixar la... Fui carregando minha mala de 20 quilos. Umas 4 ou 5 quadras. Ao chegar ao hotel a mocinha me encaminha para um outro predio onde me espera um mocinho. Atencao: o hotel (reservado por papi) é, na verdade, um apartamento. Tenho fogao, maquina de lavar, copos, pratos, produtos de limpeza e uma geladeira habitada por agua, suco de laranja, coca-cola, iogurte, uvas e uma lata de cerveja Quilmes. Encontrar um supermercado aberto as 3 da tarde na cercania do meu "ape" foi tarefa complicada. Tudo fechado. O que me arrisca a dizer que além de grosseiros os espanhóis sao preguicosos.

Na farmácia: a mocinha me lancou o maior olhar de desprezo que ja recebi. Tudo isso porque eu estava na duvida entre duas pastas de dente e pedi a opiniao dela, sendo que uma era homeopatica e outra branqueadora. Quis explicar pra ela a problematica causada por atentados terroristas e a proibicao de pastas de dentes nos voos e etc. Achei melhor comprar a pasta mais cara.

Ao sair da farmacia, cansada, com fome e desprezada pela vendedora vejo um Starbucks Coffee e a vida faz sentido novamente. Entao fui parar numa praca onde havia uma feira de antiguidades bonitinha. E na volta para o ape descubro que o Museu Picasso é na minha esquina. Sim, a vida ainda deve valer a pena, nao fosse a fila do Museu Picasso eu afirmaria.

As 5 da tarde eu desmaio no sofá com dor nas costas, joelho, nariz entupido e uma incapacidade de me mexer. As 6 da tarde tomo coragem e vou dormir na cama.

Dia 2: acordo muuuuito gripada. Great! Espirro a cada 3 minutos, tenho uma lentidao dentro de mim e estou em Barcelona. Tomo um banho, cafe da manha e coragem e me junto a horda de turistas.

Minha primeira parada é a Casa Batló, uma das construcoes de Gaudi. Inutil tentar descrever. Foram os 13 euros mais bem gastos da minha vida. Tenho certeza que o impacto que esta casa teve sobre mim deve ter sido o mesmo que a Disney, ha mais de 10 anos.

La Pedrera também é magnífico, mas nao encarei a fila para entrar.

Quando chego ao Parque Guell comeca a chover e me ocorre a melhor ideia que ja tive nos ultimos tempos para os futuros viajantes que tenham destino a Barcelona. O plano é: infiltrar pastas de dente nas bagagens de mao de todo e qualquer viajante de aviao de forma que estes sejam confundidos com terroristas e menos gente consiga chegar a esta cidade. Foi no Parque Guell que desisti de tirar fotos, dada a quantidade de pessoas em todos os lugares. Lindo e insuportável (salve o Ibama que controla a entrada de gente em Noronha, todo lugar devia ser assim).

Lá pelas tantas, depois de muito me perder (e com mapa) fui parar numa Igreja gótica belíssima. Dentro da Igreja acontecia um casamento. O padre falava catalao, uma das leitoras lia em ingles e varios turistas caminhavam pela Igreja. Confuso.

Até aqui essa é a única conclusao: Barcelona é confusa que nem a Igreja. Muita gente, muita fila e uma série de coisas inusitadas.

Fim do dia e agora rumo para o apartamento onde mais uma vez vou ficar imóvel no sofá porque amanha tem mais.

:: maior decepcao: Fundacion Antoni Tàpies fechada até o dia 28... nao estarei mais aqui.
meu portunhol esta arrasando! E que diabos de lingua estranha essa que eles falam...

8 comentários:

Anônimo disse...

É, a viagem já tem sido bastante agitada. Pôxa Ju, não deu pra ir no chopp e quando te liguei já era tarde demais. Enquanto isso fico fuxindo seu blog e esperando novidades ao vivo de quando vc chegar. Beijos!
obs: em sua homenagem, vou assistir hj Bonecas Russas (acho q é esse o nome, já até me confundi..)

Anônimo disse...

Por que não mencionou o estádio do Barça? É a parte mais importante da viagem.

Anônimo disse...

bom saber que você está bem, mas só volto a ler seu blog quando você sair dessa cidade....

Anônimo disse...

Não foi ao La Pedrera, nega? Então vá! E num fim de tarde volte ao Parc Guell, sente no banquinho de mosaicos coloridos e deixe a vida passar. Enfrente a fila do Picasso e não deixe que a do Miró te assuste. Barcelona me encanta, a lingua é frances com espanhol, fala um Merci que vai ser bem recebida em qualquer avinguda! Besos

Fulanas disse...

Eu mandei ir para Madrid !!!!! Vc não me ouviu..... : )

Anônimo disse...

Vc falou em espanhois preguiçosos e me fez lembrar quando cheguei em Madrid em pleno verão e várias lojas (entre elas umas sorveterias) estavam fechadas para las vacaciones...o mês todo !! E trocar dinheiro no banco depois do almoço ? Esquece, depois do almoço o banco fecha ! E se você precisar de uma farmácia, uma loja de conveniência durante a siesta, esqueca também. Melhor ir dormir e esperar a siesta acabar. mesmo assim eu amo a Espanha. Eles sim, sabem curtir a vida. Para que trabalhar o dia todo, né ?
Ih, me empolguei !

Anônimo disse...

Ah, eu que escrevi....Lelê

Anônimo disse...

vc é hilária.
sarou da gripe?