sábado, maio 08, 2010

Top 5

Características da linguagem regional:

1. “Brigada eu” – é um esquisito sinônimo para o “de nada” que falamos após um agradecimento. Eu, que pensava detestar gente que diz “por nada”, me vejo agora às voltas com “brigada eu” naquele sotaque anasalado de São Paulo.

2. “Imagina” – é mais um sinônimo para o “de nada” ou o “brigada eu” e na maioria das vezes é dito "magina", ocultando-se a primeira vogal, como no "brigada eu".

3. “De quinta” – ou “de” + qualquer outro dia da semana. Ao chegar ao trabalho e fazer um comentário sobre o trânsito daquela manhã, alguém diz que “de sexta é um caos”. Ao perguntar a alguém sobre os horários de um museu, “de segunda não abre”. Ou qualquer outra coisa: “de domingo tem feira aqui na esquina”, “de quinta é mais caro pra entrar” e etc.

4. Plural – por alguma razão obscura, os paulistas não aprenderam a usar o plural na escola. Nenhum paulista: do trocador de ônibus às pessoas que passaram pelo ensino superior, todos adotaram o singular como número absoluto. O curioso é que tal regra vale para substantivos, porém cai em desuso para artigos, o que acarreta frases recheadas de: as blusa, os carro, os vestido, os mano, as mina.

5. Subjuntivo – deve ser alguma emenda especial na pasta da Secretaria de Educação: os paulistas também não aprenderam a usar o subjuntivo na escola, e o que se escuta o tempo todo é uma espécie de dialeto verbal: quer que eu telefono? Quer que eu levo? Quer que eu busco? Eu não sei ainda como reagir a essas perguntas, na dúvida digo sempre que não porque estou convencida de que existe um significado oculto em tudo isso. Quer que eu te mostro?, me perguntou alguém outro dia, e eu saí correndo de medo pela av. Paulista.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei,Julia! As meninas aqui disseram que O Globo merece uma coluna sua.Bjos,Glaucia

bruna disse...

Espera alguem cantar parabens pra voce ver: "(XXX) + rá, tim, bum + (1a silaba do nome da pessoa) + 3palmas com unhas sempre impecaveis"

Unknown disse...

Tem também "Eu faltei NA aula" - obviamente acompanhado por "...de quinta".

carolina salomão disse...

Que esquisito, comu. Faz os cariocas parecerem eruditos.

Rita disse...

Caracas, que post sensacionalíssimo! Tudo verdade!!! Não sei se mando o Alan ler ou não... se ele tivesse no Rio, morreria de rir, mas estando em SP ele pode só morrer, e ninguém quer isso, não é mesmo?

Bruno Porto disse...

Brigado pelo post (só para te escutar dizendo "brigada eu pelo seu comentário")

Beta disse...

sensacional! Já viu o comercial do Fiesta? "Quer que lava?"
http://www.youtube.com/watch?v=s3T_ojRDAFE