quarta-feira, maio 14, 2014

Porto Alegre - vol. 2

Depois de Tudo:
a cada homem a amargura final dará uma piscadela.
Como no cinematógrafo – a mão na testa, o rosto virado 
para trás –, o corpo tireóide, ascendente e descendente, 
será um índice no mar solitário da lembrança.
Pablo Palacio


Fiquei derrubada 3 dias e até hoje as pessoas que me encontram dizem “você está com uma carinha...”, e ao ouvir as reticências, completo logo: de outono. Estou com uma carinha de outono. É essa combinação de alergia e de tudo que cai: os vasos de hortelã que estavam frondosos amanhecem no chão, as flores que estavam próximas da janela acordam sem pétalas e até as epígrafes têm sido meio trágicas aqui e ali. Fico submersa no meu edredom: leio um texto maravilhoso em que Alan Pauls discorre sobre sovacos (não tá fácil para as axilas, ele diz), converso com B. sobre as polêmicas do dia (dos embates literários às celebridades), pesquiso sobre geladeiras, fogões, máquinas de lavar. Não tenho nenhuma vontade de escolher panelas.

Tenho, sim, vontade de fazer mesmo uma festa de arromba para inaugurar a casa, mas é só pisar ali e ser tomada pelo silêncio, pela pacatez das coisas (“pacatez” existe?), pelo clima bucólico e parece que aquele canto é uma rota de fuga, um desses espaços que ficam sob as cobertas e onde se escondem marcadores de livros, canetas, vitaminas efervescentes, fones de ouvido e melodias de Satie: coisas que todo mundo sabe mas que eu quero que sejam só minhas, pelo menos durante um tempo: deixar tudo quieto e entender como é que se conquista um território. E só então: encher a casa de luzes coloridas, e depois, quem sabe, convidar alguém para dividir a cama comigo. 




Nenhum comentário: